Página inicial > Últimas Notícias > PPGSS DEFENDE PRIMEIRA TESE SOBRE INDIGENAS E QUILOMBOLAS

PPGSS DEFENDE PRIMEIRA TESE SOBRE INDIGENAS E QUILOMBOLAS

• Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 18h05
  • Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 18h05

Na próxima quinta-feira, 06/04, será defendida a primeira tese de doutorado sobre indígenas e quilombolas no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPA. A tese intitulada eu vou arriscando o último palito de fósforo”: movimento indígena e quilombola e a política de assistência social no meio rural amazônico, de autoria do doutorando. Patrício Azevedo Ribeiro, autodeclarado de ascendência indígena e Prof. do Instituto de Ciências Sociais, Educação  e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas, foi orientada pela Profa. Maria Antonia Cardoso Nascimento.  Para além da discussão dos limites das políticas públicas no meio rural amazônico, particularmente no estado do Amazonas, o trabalho de pesquisa empírica e teórica, salienta a relevância da organização política de resistência dos referidos segmentos no contexto do movimento social anti direitos, que caracteriza a formação social e política do Brasil e da Amazônia brasileira. Um debate mais do que contemporâneo diante das atrocidades vividas pelos Yanomamis  e da representação política, que lideranças indígenas e negras assumem no atual governo federal, destaca a Profa. Maria Antonia.

• Local da defesa: Sala Multimeios, do ICSA
  • Horário: 14h00