ultimas-noticias

Seminário de Lançamento do 3º Relatório Estrutural do Mercado de Trabalho do Pará

• Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 10h20
  • Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 10h37
  • Acessos: 75

O projeto de pesquisa “Observatório Paraense do Mercado de Trabalho”, constitui esforço conjunto da Universidade Federal do Pará e do Ministério do Emprego e Renda, fazendo parte de uma Rede Nacional: o “Observatório Nacional do Mercado de Trabalho”. A referida Rede organiza um conjunto de aproximadamente quinze (15) unidades estaduais de análise e acompanhamento do mercado de trabalho, coordenado nacionalmente pelo MTE e DIEESE[1]. A análise e acompanhamento do mercado de trabalho constitui importante empreendimento de pesquisa, ensino e extensão, dada a relevância do objeto de estudo e das políticas públicas que envolvem a temática. Nas últimas duas décadas mudanças profundas nas relações de trabalho capitalistas se observaram: novas práticas de gestão e organização do processo de trabalho, além do uso de tecnologias flexíveis e, principalmente, uma grande desregulamentação das relações de assalariamento. Ao nível mundial observou-se a reestruturação produtiva e industrial como parte das estratégias empresariais de adequação à crise do padrão de acumulação assentado no pós-guerra (fordismo) e a insurgência de um regime de “acumulação flexível”, pautado em uma “nova racionalização econômica” que enseja uma “crescente insegurança” no mundo do trabalho.        A retomada de estudos que acompanhem as atuais alterações no mercado de trabalho, buscando desenvolver metodologia de acompanhamento periódico e de oferecimento de análises qualificadas para a sociedade constitui a fundamentação deste projeto.