Histórico

Com a reforma universitária da década de 70, o ICSA, na época CSE (Centro Sócio-Econômico) nasceu da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Atuarial; da Faculdade de Direito do Pará; da Escola de Biblioteconomia e da Escola de Serviço Social da UFPA, abrangendo a área de conhecimento das Ciências Humanas Aplicadas.

O planejamento institucional é construído pelo debate crítico para tratar dos rumos a serem priorizados na vida do Instituto, dadas a complexidade e pluralidade crescentes da demanda socioeconômica local e regional, as quais representam a razão da existência do ICSA. O planejamento se mostra como necessidade de escolher mecanismos capazes de orientar o funcionamento técnico, científico e administrativo, em prol do cumprimento da missão¹ institucional sob a qual está sendo regido.

Hoje, contamos com aproximadamente quatro mil alunos matriculados nos três períodos de funcionamento e seu quadro de servidores é constituído de 49 servidores técnico-administrativos, sendo três sedidos do Estado e de 146 servidores docentes. Tudo isso para atender a demanda acadêmica dos cursos de graduação, pós-graduação, projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como todo apoio técnico-administrativo da unidade.

---

Missão: O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) tem como missão gerar, difundir e fomentar o conhecimento no campo das Ciências Sociais Aplicadas, que expresse o compromisso com exercício da cidadania, responsabilidade social e ambiental.

Visão: Constituir-se em centro de referência local, nacional e internacional em ensino pesquisa e extensão no campo das Ciências Sociais Aplicadas.

 

ICSA - Campus Universitário do Guamá, Rua Augusto Corrêa, N º 1 - UFPA - Tel: (91)3201-7101   E-mail: icsa@ufpa.br