Apresentação

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) é constituído pelas Faculdades de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Serviço Social e Turismo. Atua na produção e difusão dos saberes e na formação de profissionais compromissados com as transformações socio-econômicas.

O Instituto mantém programas de pós-graduação strictu sensu, com mestrados em Economia e Serviço Social, e latu sensu, com quatro especializações em diferentes campos como:  em Administração: Especialização Gestão em Saúde e Especialização Gestão Financeira Empresarial, entre outros.

A estrutura acadêmico-administrativa de apoio inclui um Escritório Modelo e uma Agência Modelo de Turismo que prestam assessorias na organização e planejamento de eventos, como trilhas e viagens; uma biblioteca setorial que atende os cursos de pós-graduação e dois laboratórios de informática, sendo um específico para Ciências Contábeis.

Além disso, o ICSA possui atividades de extensão e pesquisa que se destacam a partir dos programas:

Uniterci (Programa Universidade da Terceira Idade): promove há mais 15 anos a reintegração do idoso na sociedade oferecendo cursos de atualização cultural a pessoas com mais de 50 anos, permitindo troca de conhecimentos entre gerações e produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento humano.

PIA (Programa Infância e Adolescência): estimula e subsidia ações relacionadas ao segmento infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social, como violência e prostituição, e GEPIA (Grupo de Estudo e Pesquisa da Infância e Adolescência), que realiza estudos, pesquisas e experiências relacionados à temática infanto-juvenil, com intuito de constituir-se numa referencia local para investigação de seus aspectos;

PARU (Programa de Apoio a Reforma Urbana): atua diretamente com Movimentos Sociais e ONG's na questão da reforma urbana, assessorando e capacitando líderes dentro da comunidade e produzindo conhecimento científico acerca das transformações urbanas.

Programa Luamim: destina-se prioritariamente a crianças e adolescentes residentes nos bairros do Guamá e Terra Firme, com alto índice de migrantes do Nordeste paraense e do Nordeste do Brasil. Tem o objetivo de subsidiar Políticas Sociais da Educação e da Cultura com novas tecnologias de intervenção assim como estimular crianças e adolescentes a completarem sua formação escolar e contribuírem na construção do seu projeto de vida.

Telefones:

Direção: (91) 3201-7150