LABPSAM

PROJETOS DA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS NA AMAZÔNIA - LABPSAM
Coordenação: Prof. Dra. Sandra Helena Ribeiro Cruz, Prof. Dra. Solange Maria Gayoso da Costa

O LABPSAM congrega pesquisadores de diferentes formações acadêmicas, com o objetivo de desenvolver pesquisas interdisciplinares sobre as transformações na região panamazônica. Suas atividades envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, tendo como referência histórica tanto as atividades do Programa de Apoio à Reforma Urbana (PARU) do curso de Serviço Social, como um grupo de pesquisa e poder local, politicas urbanas e movimentos sociais na Amazônia, ambos da Universidade Federal do Pará. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) na UFPA, realiza pesquisas interdisciplinares sobre as transformações decorrentes das formas de ocupação e o uso dos recursos naturais, o processo histórico regional, os processos de mobilização e resistência pelo reconhecimento de territórios e identidades especificas e as políticas públicas de enfrentamento as desigualdades e assessoria aos movimentos sociais e órgãos governamentais.

LINHA DE PESQUISA

- Economia Política da Panamazônica;

- Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Serviço Social na Amazônia;

- Processo de Territorização e Meio Ambiente na Amazônia;

- Observatório de Conflitos Urbanos.

PROJETOS

- Grandes Projetos Urbanos e Relações de Trabalho: Programa de Macrodrenagem da Bacia Estrada Nova (PROMABEN).
- Cidadania Insurgente em Belém: Participação e mudanças no contexto do PROMABEN.

- Atualização da leitura acadêmica acerca dos movimentos sociais urbanos em grandes projetos urbanos em Belém.

- O PAC urbanização de assentamentos Precários em cidades Amazônicas: proposta metodológica para avaliação da produção e ocupação humana na politica habitacional em Belém e Macapá.

- Sojicultura e mercado de terras na região do baixo amazonas no Pará.
- Mapeamento Social como instrumento e a devastação: processos de capacitação de povos indígenas do baixo Tapajós.

- Urbanização na Amazônia e (re)produção das desigualdades sociais a RMB.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

- Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

- Federação de Órgãos para Assistência Social Educacional – PA (FASE)