PROGRAMA DE EXTENSÃO DEFESA E PAZ SOCIAL

PROGRAMA DE EXTENSÃO DEFESA E PAZ SOCIAL
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Veronica do Couto Abreu

RESUMO:

O programa de extensão “defesa e paz social” volta-se para contribuir com ações interventivas/investigativas no campo da Segurança Pública, atuando na perspectiva de não violência junto ao Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência – NUPREV, que coordena a atuação do Serviço Social na Policia Civil, nas Seccionais Urbanas da RMB e em divisões especializadas, proporcionando aos servidores e usuários da polícia o acesso a uma forma de trabalho ético, no resgate de valores da pessoa humana, contemplando ações e atividades que introduzam no cotidiano de instituições policiais uma cultura de paz e não violência. Vale ressaltar também a vinculação do programa com os campos de estagio na área de Defesa Social, assim como a disponibilização do programa quanto à recepção de alunos de extensão e pesquisa. O programa conta com duas ações vinculadas: 1. Serviço Social nas Seccionais da RMB, visando contribuir para a prevenção dos conflitos sociais apresentados pela população atendida pelo Serviço Social nas Seccionais Urbanas e Divisões Especializadas. 2.Peregrinos da Paz voltou-se a comunidade acadêmica fomentando debates pertinentes a filosofia da cultura de paz e promovendo ideias de resistência ética através da exibição de filmes, com posterior discussão. Destacou-se também, a importância do Programa pela sua forte vinculação com o Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social que entre outras ações, favorece o Estágio Supervisionado na área de Segurança Pública, com a presença de alunos junto à pratica de profissionais de Serviço Social da Polícia Civil, assim como, proporciona produções teórico-práticos por meio de TCCs e outras produções no campo da pesquisa e intervenção.

BOLSISTAS:

1)    Patrícia da Silva Brito

2)    Rafaela Diniz Souza

INFORMAÇÕES:

- UFPA – Campus Belém, altos do ICSA

- Telefone: 3201-8300 / 98118-7769 (coordenadora)

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 01/03/2015 a 01/03/2016