PARU

PROGRAMA DE APOIO À REFORMA URBANA - PARU
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Roselene Portela

HISTÓRICO:

Em 1981 um grupo de professores do curso de Serviço Social da UFPA, atentos às problemáticas urbanas e rurais se organizaram como um grupo de pesquisa, a fim de debater sobre a questão.
A partir dessas discussões, foi criado em 1922, o Programa de Apoio à Reforma Urbana (PARU) resultante de diferentes momentos históricos desencadeados na cidade de Belém, e mais particularmente, nos bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco (Bacia do Tucunduba), onde a UFPA, juntamente com outros sujeitos, ocupou a condição de protagonista no apoio às lutas sociais populares.

O PARU foi criado em 1992 com proposito de construir relações com setores não governamentais na cidade de Belém, procurando estabelecer a defesa do direito à cidade. Nascendo de uma demanda concreta de um processo de negociação intenso, de muita luta e resistência, e se constituiu Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão.

OBJETIVOS:

- Prestar assessoria técnica e politica as organizações governamentais e não governamentais da Região Metropolitana de Belém;

- Incentivar o desenvolvimento da consciência social e politica dos discentes para o contexto das demandas urbanas da Amazônia e da Região Metropolitana de Belém;

- Consolidar a parceria entre universidade e sociedade na construção de reforma urbana na Região Metropolitana de Belém;

- Assegurar o processo de formação dos discentes pela relação ensino / extensão;

- Contribuir com as organizações sociais no processo de elaboração da plataforma política a Reforma Urbana na Região Metropolitana de Belém;

- Ampliar os espaços de debate acadêmico sobre a problemática urbana na Amazônia e na Região Metropolitana de Belém;

- Subsidiar teoricamente os movimentos sociais da Região Metropolitana de Belém na luta pela reforma urbana.

METODOLOGIA E OPERACIONALIZAÇÃO:

As ações do PARU são realizadas a partir de dois eixos: Assessoria Técnica e Capacitação aos movimentos sociais da Região Metropolitana de Belém e às Organizações não governamentais, por meio dele:

- Elaboração de levantamentos socioeconômicos, utilizando o instrumental da pesquisa como forma de conhecer e intervir nas demandas comunitárias;

- Execução dos planos de trabalhos pelos bolsistas do PARU;

- Realização de reuniões com as lideranças comunitárias;

- Capacitação dessas lideranças por meio de cursos, seminários, debates e oficinas;

- Produção de material didático (cartilhas técnicas e populares) para o desenvolvimento das atividades;

- Consolidação de um espaço acadêmico e social por meio do Projeto intitulado “quintas urbanas”, cujo objetivo é fomentar a discussão das politicas urbanas locais. Este Projeto acontece na última quinta feira do mês, trazendo para o âmbito da universidade a cultura do debate, da reflexão de troca, do aprofundamento e da renovação sobre os conceitos, teorias e metodologias de renovação ou de reforma urbana, além das discussões acerca de direitos à cidade.

INFORMAÇÕES:

- UFPA – Campus Belém, altos do ICSA