Página inicial > Últimas Notícias > ICSA reúne com Secretária Adjunta da SECTET para falar do FORMAPARÁ

ICSA reúne com Secretária Adjunta da SECTET para falar do FORMAPARÁ

• Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2022, 19h46
  • Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 19h51

No dia 20 de julho, de 14h às 17h, ocorreu no auditório do ICSA o I Encontro do FORMAPARÁ, reunindo professores envolvidos no projeto com a Secretária Adjunta da SECTET , Edilza Joana Oliveira Fontes, e o Representante da Administração Superior da UFPA, Rafael Lima. O FORMAPARÁ é um programa instituído pela Lei 9.324/21 e implementado como um Projeto do Governo no ano de 2019, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET). O programa possibilita a união do Governo do Estado do Pará com Instituições de Ensino Superior (IES), Prefeituras e Associações Municipais com objetivo de aumentar o número de vagas dos cursos de graduação e pós-graduação nos municípios do estado do Pará.

A direção do ICSA esteve presente na reunião, representada pelo Prof. Armando Lírio (Diretor Geral do ICSA), Prof. Paulo Pinto (Diretor Adjunto e Coordenador Acadêmico) e Ana Maria Pires (Assistente de Direção). E não só a direção esteve presente, como também outros professores, diretores das faculdades do ICSA e coordenadores envolvidos com a turma do FORMAPARÁ. O objetivo da reunião era certificar os coordenadores dos projetos de especialização aprovados no edital 019/2022 da SECTET do Programa FORMAPARÁ e também discutir o desenvolvimento do programa nos municípios em que o ICSA oferta seus cursos.

Os cursos ofertados em rede são pensados de acordo com a demanda da comunidade local. Sendo assim, torna-se importante o diálogo com a prefeitura dos municípios, a fim de se entender a necessidade da região. Ademais, A UFPA é a Instituição de Ensino Superior que mais oferece cursos pelo FORMAPARÁ e em virtude disto, a secretária Edilza Fontes sugeriu um novo encontro da instituição, para que seja realizada uma avaliação mais ampla e que convidem os alunos a falar, a fim de escutar as demandas destes.

Durante a reunião, os professores realizaram diversos apontamentos acerca dos desafios enfretados nos municípios devido a estrutura disponibilizada para a realização dos cursos, dentre estes desafios estão os valores das diárias que foram pensados em um período anterior a pandemia e a falta de alguns materiais essenciais como computadores. Aos momentos finais da reunião,  o Prof. Armando fez uma breve análise da situação dos alunos que frequentam a UFPA, ressaltando o número de vagas ofertadas e o quantitativo de alunos que se inscrevem no PSS e destacou que os alunos do FORMAPARA têm os mesmos direitos que os demais alunos da UFPA. Neste sentido, ele chama atenção da universidade à assistência estudantil para os alunos dos cursos do FORMAPARÁ.