Página inicial > Últimas Notícias > Cabo Verde recebe Missão de Projeto de Extensão da UFPA

Cabo Verde recebe Missão de Projeto de Extensão da UFPA

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 14h03
  • Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 18h06

No período de 09 a 15 de junho de 2022, a cidade de Praia, capital de Cabo Verde, recebeu a equipe da Missão do Projeto de Extensão “Intercâmbio Turístico-Cultural Belém-Cabo Verde” como atividade da terceira edição deste projeto. A equipe composta pelo Prof. Dr. Paulo Moreira Pinto (FACTUR/ICSA/UFPA), pela Técnica e Gestora Cultural Vânia Helena da Silva Nogueira (PROEX/UFPA) e a Turismóloga e Chefe do Cerimonial da Prefeitura Municipal de Belém, Sra. Inês de Fátima Oliveira da Silveira, executou uma intensa agenda no território cabo-verdiano.

O objetivo da Missão era o de entregar os produtos resultantes das edições do projeto como o livro “Turismo, Gastronomia e Música: elos entre Belém do Pará e Cabo Verde”, que vem a ser uma obra em organização que reúne escritos de autores paraenses e cabo-verdianos. E ainda, a publicação em edição revisada e atualizada, de “Meu Verbo Cultura: escritos amorosos sobre cultura e desenvolvimento”, do artista cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa. As edições do Projeto de Extensão foram financiadas através de emenda parlamentar do Deputado Federal Edmilson Rodrigues.

Além das publicações, a missão cumpriu uma agenda de reuniões protocolares nos Conselhos (municípios) das cidades do Tarrafal e São Domingos cujo objetivo foi o de iniciar as tratativas para a geminação de cidades coirmãs. No Tarrafal, a missão foi recebida pelo Vice-Presidente, Sr. Arnaldo Andrade, na Câmara Municipal do Tarrafal na qual estavam presentes diversos parlamentares e membros da equipe do Conselho.

Foto por Willi Morais, 2022

No Conselho de São Domingos, a missão foi recepcionada pelo Presidente da Câmara, Sr. Isaias Almeida Varela, e equipe de secretários das pastas do planejamento territorial, administração, cultura e indústrias criativas. O Presidente Isaias Varela pontuou os possíveis elos de intercâmbio entre São Domingos e Belém, principalmente quanto ao desenvolvimento do turismo e da cultura musical, uma vez que São Domingos é reconhecida como a terra dos músicos e da música de Cabo Verde.

Foto por Willi Morais, 2022

Na cidade de Assomada, sede do Conselho de Santa Catarina, houve uma reunião foi com o Reitor da Universidade de Santiago, Prof. Dr. Gabriel António Monteiro Fernandes e equipe reitoral. Na ocasião, além da entrega das publicações foram expostas, pelo Prof. Paulo Pinto, as atividades realizadas pelas edições do Projeto de Extensão e a importância do intercâmbio entre os dois países e as instituições de ensino superior de Cabo Verde. O Magnífico Reitor expressou a satisfação em receber a Missão e colocou a Universidade de Santiago à disposição para firmar acordos de cooperação técnico-científico com a UFPA. Ressaltou ainda a importância da mobilidade acadêmica para a formação profissional dos alunos e a troca de conhecimentos no campo da pesquisa científica entre os professores.

Fotos por Inês Silveira, 2022

O Projeto de Extensão “Intercâmbio Turístico-Cultural Belém-Cabo Verde” finalizou a sua terceira edição com muitas propostas de continuidade, principalmente com a possibilidade de firmar acordos e protocolos nas áreas da ciência, tecnologia, turismo e cultura. Ficou acertado, a elaboração de um evento técnico-científico a ser realizado no ano de 2023 sob a temática do turismo e da gestão cultural envolvendo as Universidades de Cabo Verde e a UFPA. Assim, a coordenação do Projeto de Extensão agradece o empenho da Reitoria da UFPA, da PROEX, da FADESP, do ICSA, da FACTUR e ao parlamentar Edmilson Rodrigues pela sensibilidade ao desenvolvimento do turismo e da cultura.

Texto por: Paulo Pinto (Diretor Adjunto do ICSA)

Revisado por: João Victor Oliveira (Bolsista PROAD - C.I do ICSA)