Página inicial > Últimas Notícias > Técnica administrativa do ICSA recebe certificado de qualidade literária por textos autorais

• Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 13h46
  • Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 14h23

Rosíris Mendes recebeu o certificado de qualidade literária por conto e crônica autoral que trata do tema da COVID.

(foto por João Victor Oliveira)

“Um ato de  resistência”. É como Rosíris Mendes descreve a mensagem que quis passar através do seu conto “2020 o ano que termina em 2022” e da sua crônica “O monstro Covid avassala o mundo”. Rosíris é formada em arquitetura pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e também atua profissionalmente no setor administrativo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA), recebeu certificação de qualidade literária no II Prêmio Sindtifes de Literatura pela elaboração de seus textos.

O Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindtifes) realiza desde 2019 a Premiação Sindtifes de Literatura, reconhecendo a produção literária dos servidores associados ao sindicato. Reunindo os contos, crônicas e poesias escritos pelos próprios servidores, o Sindtifes lançará um e-book digital com os textos que foram selecionados, dentre os quais se encontram os textos da servidora Rosíris Mendes.

E foi através dessa premiação que Rosíris escreveu o conto “2020 o ano que termina em 2022”. Um conto moderno, que por meio da personagem “Janinha” aborda o percurso da pandemia desde o início e como ela afetou a todos com mortes, incertezas, inseguranças e isolamento. Como a saúde foi tratada com descaso no Brasil, afetando a todos,principalmente a população periférica, que acabou sendo a mais prejudicada. Neste texto, Rosíris ressalta que não perdeu a esperança de que em 2022 a população terá uma nova oportunidade de escolher seus governantes com mais sabedoria e seriedade.

A narrativa da crônica, “O monstro Covid avassala o mundo” segue o mesmo tema, o Covid-19. A servidora relembra que pensou no texto a partir de um repentino despertar no meio da noite ao ver uma sombra refletida em sua parede que se assemelhava a um monstro, mas que durante a manhã constatou ser apenas uma luva. Sua crônica destaca a resistência que a população brasileira enfrentou neste período de pandemia. Escândalos, falta de planejamento sanitário, falta de recursos para a área da saúde e falta de planejamento do próprio Ministério da Saúde durante a pandemia são pontos importantes que Rosíris cita em sua literatura. Ademais, Rosíris também pontua o ataque aos servidores públicos que o governo realizou durante o ano de 2020, visando prejudicar a estabilidade destes profissionais que se dedicaram e estudaram arduamente para ocupar estes cargos.

A servidora aponta a importância deste concurso literário como sendo “uma oportunidade de demonstrar que existe produção nas Universidades para além do professor e do estudante”. Por conseguinte, Rosíris nos revelou que em conjunto com João de Castro, servidor da PROEX/UFPA, e outros colegas do estado do Pará estarão lançando neste mês de outubro o livro “Dinamite de Ideias”, um livro que reúne contos, crônicas, poesias e literatura de cordel e que será lançado em breve no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA).

Para ler o texto "O monstro Covid avassala o mundo" clique aqui.

Para ler o texto "2020 o ano que termina em 2022" clique aqui.

Texto por João Victor Oliveira