Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ultimas-noticias

RODA DE CONVERSA “POLÍTICA CULTURAL PRA QUÊ?”

  • Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 11h44
  • Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 09h22
  • Acessos: 40

RODA DE CONVERSA “POLÍTICA CULTURAL PRA QUÊ?”

Sinopse: em tempos de desafios e de polarizações, será que há espaço para se discutir sobre Cultura e a importância de se construir formas de democratização da política cultural? É justamente sobre a importância de se estabelecer uma agenda para a Cultura que é o ponto de partida para este debate e para a formação do Fórum de Culturas do Pará, uma articulação independente que reúne vários e diversos coletivos culturais, fazedores de cultura, artistas, produtores e ativistas culturais.

Esta Roda de Conversa se faz no cruzamento fecundo das manifestações artísticas e culturais e do debate de ideias. No primeiro módulo, vai rolar um debate sobre Cultura e as concepções que norteiam as práticas culturais e as políticas culturais. Esse módulo conta com a participação do professor e pesquisador Fábio Castro, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPA, e de Eliana Bógea, pesquisadora e ativista cultural que também já foi consultora do MinC Norte. No segundo módulo, rola um debate sobre as formas de democratização da política cultural e a importância da construção do Sistema Estadual de Cultura do Pará, a partir da intervenção do professor da UFPA e ativista cultural Valcir Santos, que pesquisa a área da Economia Criativa e da política cultural. No terceiro módulo , se fará relatos de experiências de projetos e intervenções culturais, sobretudo na periferia. Três mulheres protagonizam esse debate: Mana Josy fala da experiência e luta das mulheres na cultura rap; Suelen Ferro fala sobre os projetos e originalidade do grupo da “Nação Ogan”, sobretudo com os jovens do Guamá; e Laurene Ataide fala sobre cultura popular e a trajetória do Passáro Colibri, de Outeiro. E no início, meio e fim deste evento, várias intervenções artísticas, misturando carimbó, percussão, mpb, samba, dança, rap, hip-hop, e muito balanço da cultura.

Então, vumbura, galera!

Serviço:

Roda de Conversa “Política Cultural pra quê?”

Data: 13/12/2018, quinta

Hora: 16h

Local: UFPA/ auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas- ICSA/setor profissional (ao lado do NAEA)

Debatedores: Fábio Castro (Comunicação-UFPA), Eliana Bógea (doutoranda NAEA/UFPA), Valcir Santos (Economia /UFPA), Mana Josy (rapper), Suelen Ferro (Nação Ogan) e Laurene Ataide (Pássaro Colibri)

Mediação: Zehma (Rede Ajuricaba/pontos de cultura) e Telma Saraiva (artista plástica e ativista cultural)

Intervenções artísticas: Mana Josy, Nação Ogan, Pássaro Colibri, Rafael Lima, Caldo de Turu.

Promoção: Fórum de Culturas do Pará

registrado em:
Fim do conteúdo da página